sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FRAUDE METRÔ LILÁS DESVIO 326 MILHÕES




A Linha 5-Lilás do Metrô que liga as Estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze, foi inaugurada em outubro de 2002 e conta com 8,4 km de extensão operacional distribuídos nessas seis estações.

Na estação capão Redondo e Campo Limpo há a integração com ônibus intermunicipais do Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

A integração com a rede metroviária é realizada através da Estação Santo Amaro da CPTM. Essa linha atende os bairros de Capão Redondo, Capela do Socorro, Campo Limpo, Grajaú, Piraporinha, extremo de Santo Amaro e redondezas.






O segundo trecho a ser construído deverá atender uma demanda de, aproximadamente, 600 mil passageiros/dia útil e ligará a Estação Largo Treze à Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e à Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde). Serão mais 11 estações:

Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin. Serão mais 11,4 km de via a serem implantados com previsão de conclusão em 2014.

Esta Obra é alvo de escandalo e fraude na licitação. O governo do Estado de SP fez grande ofensiva midiática para anunciar a retomada das obras da linha 5 do Metrô, mesmo sem qualquer conclusão a respeito das denúncias de fraude na licitação, onde o Ministério Público Estadual se pronunciou requerendo o afastamento do presidente do Metrô., segundo informações foram desviados 326 Milhões de Reais, mesmo assim, as obras serão retomadas por autorização do Governador Geraldo Alckmin (PSDB).

As obras estavam paradas desde 26 de outubro de 2010.

A decisão foi tomada na época pelo governador em exercício, Alberto Goldman, por causa da denúncia de fraude na licitação divulgada em reportagem da Folha de S. Paulo no mesmo dia.

O jornal registrou em cartório um documento que revelava, seis meses antes da conclusão da licitação, os vencedores dos lotes 3 a 8 da linha Lilás, colocando em dúvida a lisura da concorrência das empresas.

Na época, o governador Alberto Goldman solicitou que o Ministério Público Estadual (MPE) investigasse a denúncia, que a Corregedoria Geral da Administração fizesse uma investigação junto ao Metrô para apurar o caso e que o Metrô também analisasse a situação.

Enquanto isso a extensão do Metro ao Jd. Ângela só vai ficar na Promessa do Governador do PSDB, prejudicando a população que necessita de transporte público.

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